domingo, 23 de agosto de 2015

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

Toda criança adora brincar, correr, pular. Para que o adulto interaja melhor com as crianças, nada melhor que entrar também nas brincadeiras delas. Trouxemos algumas dicas de brincadeiras para se fazer com crianças de várias idades, inclusive as que estão na educação infantil.


PEGA O RABO
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
O QUE TRABALHA: Agilidade, cooperação, condicionamento físico, agilidade
MATERIAL UTILIZADO: Fitas coloridas

COMO BRINCAR

Divida os participantes em duas equipes – ou mais, dependendo do número de participantes – e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada time. 

Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo. 

Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar.Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.


CORRIDA DE SACO
                              CORRIDA NO SACO


FAIXA ETÁRIA: Acima de 7 anos
O QUE TRABALHA: Agilidade, condicionamento físico, equilíbrio, velocidade
MATERIAL UTILIZADO: Um saco de ráfia, fronha ou elástico para amarrar as pernas

COMO BRINCAR

Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco ou fronha ou ter as pernas bem presas por um elástico. Ao ser dado o sinal os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental. 

Dicas: quando o número de participantes for grande, divida-os em grupos iguais e faça uma disputa de revezamento. Cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro que fará o percurso de volta. Com sacos bem grandes os participantes podem pular em duplas dentro do mesmo saco. 

BRINQUEDOS COM SUCATA
SUCATA
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
O QUE TRABALHA: Coordenação motora, criatividade, imaginação
MATERIAL UTILIZADO: Material reciclável, canetinhas, tesoura, cola, lantejoulas, tampinhas, etc...

COMO BRINCAR

Recolha materiais não orgânicos que possam ser reaproveitados e, se necessário, lave-os deixando-os secar por pelo menos um dia. Garrafas, copos plásticos, caixas de pasta de dente, rolos vazios de papel higiênico, caixinhas de leite, potes de iogurte, etc. Você vai ver que em apenas dois ou três dias já é possível arrecadar bastante material.

Com a ajuda de cola, barbantes, linhas, lantejoulas, canetas coloridas, tinta guache monte brinquedos dos mais variados. Uma caixa de pasta de dentes com quatro tampinhas de garrafa podem virar um caminhão. As meninas talvez prefiram criar móveis para bonecas com caixas de fósforos que podem virar cômodas, cadeiras e mesas. Para os mais jovens montem chocalhos recheando garrafas pets pequenas com palitos de fósforo ou grãos de milho.

Não há limites para a criatividade nesta brincadeira, que também é uma forma de ensinar as crianças sobre desperdício e consciência ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário